RESULTADOS NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

Desde o ano de 2012 a escola vem alcançando bons resultados nas avaliações externas, isso se deve ao intenso trabalho realizado pela Equipe de Matemática e Português, com o Projeto Avaliações Externas em Foco, tendo o apoio dos professores das demais disciplinas, da direção e da equipe pedagógica.

Em 2014 conseguimos um bom resultado no SIMAVE/PROEB. Em Matemática os alunos do 9º ano se destacaram superando 17% da meta estipulada pelo governo no nível de proficiência e atingindo 40% no nível recomendado. O 3º ano teve um avanço no número de alunos no nível recomendado aumentando a pontuação para 4,3%. Em Português o 9º ano atingiu a meta no nível Recomendado, porém o número de alunos no nível Baixo aumentaram, passando de 11,1% para 26,3%. O 3º ano continuou com um bom resultado, aumentando o número de alunos no nível recomendado passando 36,6% para 43,5%. Na avaliação PROVA BRASIL/IDEB que mede o índice de desenvolvimento da Educação Básica Brasileira e é aplicada nos anos ímpares, a nossa escola tem se destacado ao longo dos anos. Em 2011 alcançamos a nota 4,7, no ano de 2013 elevamos o resultado para 5,2.

Mesmo diante desse desenvolvimento ainda existem grandes desafios a serem enfrentados, a Escola se encontra no nível intermediário e a meta é manter a qualidade até então desenvolvida e obter uma porcentagem maior de alunos no nível recomendado e manter ou elevar a nota alcançada no IDEB.

No dia 08/07/2015 foi realizada “A virada da Educação”, uma reunião com a equipe escolar para análise dos resultados e elaboração de propostas para melhoria do ensino na instituição que posteriormente foram apresentadas a toda comunidade escolar.

Os resultados apresentados por toda Minas Gerais aponta desafios importantes. Nesse sentido a Secretaria promove algumas mudanças, a primeira delas é a implementação da avaliação do Proeb para o 7º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio. A medida vai possibilitar intervenções pedagógicas antes que o aluno termine a etapa em curso (anos finais do ensino fundamental ou ensino médio). A partir de 2016, os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio passam a ser avaliados somente nos anos pares.  E nos anos ímpares os testes serão aplicados para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, do 1º ano e do 3º ano do Ensino Médio. A Prova Brasil, do Ministério da Educação, permanece sendo aplicada nos anos ímpares no 9º ano do Ensino Fundamental.

A Escola Estadual “Edmundo Pena” estendeu o Projeto "Avaliações Externas em Foco" para os alunos do 7º Ensino Fundamental e do 1º ano Ensino Médio neste ano de 2015. A preparação para as Avaliações Externas acontece anualmente a todo vapor. É válido salientar a dedicação dos professores que não medem esforços, realizando um trabalho com competência, buscando sanar as dificuldades das habilidade e  motivando  todo processo de aprendizagem dos alunos.

Os alunos se mostram motivados em busca de melhores resultados. Esperando atingir as metas propostas, superar obstáculos e alcançar  um bom  desempenho, contribuindo para que Escola Estadual "Edmundo Pena" continue se destacando entre as escolas da região.